sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Panamá e o trânsito: a hostil mistura caribenha

Atendendo aos inúmeros pedidos dos meus leitores (o blog já tem até comentários - obrigado pessoal pela solidariedade) vou escrever novamente. E o tema até que merecia ser o primeiro post: o trânsito. O trânsito na Ciudad de Panamá é algo a ser estudado por engenheiros, arquitetos, desingners, jornalistas, advogados, por físicos e, principalmente pelos químicos, já que é uma mer..! Nao tem regra. Ou melhor, existe uma lógica, mas é a lógica panamenha, portanto, pedestres, estejam avisados. Nao se atrevam a caminhar pelas calles (hahahah) panamenhas. Em primeiro lugar, a Ciudad del Panamá nao foi feita para pedestres. As poucas calÇadas que existem no centro, ou sao tomadas pelos carros (que até estacionam em fila dupla - sim caro leitor, estacionam em fila dupla; já vi um motorista esperando o outro chegar para poder sair com o carro que estava travado entre um outro carro e um muro) ou sao repletas de armadilhas espertinhas para matar desatentos, velhinhos e velhinhas simpáticos ou nao, cegos, ou qualquer outro ser que se arrisque. Existem buracos enormes feitos propositadamente que nao sao cobertos com tampas de concreto, chapas ou outros sistemas para previnir algo pior contra a humanidade.
Aqui é um lugar ótimo, come-se muito bem, compra-se de tudo com preÇos justos e com qualidade, existe qualidade de vida, mas nao para bípedes como nós, portanto, nao se arrisque. Você precisará de tempo de experiência para nao ser pego por um carro ou cair em uma dessas armadilhas. É o seguinte, é tudo tao confuso que eu mal consigo associar as idéias. Eu sou um paulistano e já dirigia em Sao Paulo muito antes do rodízio municipal de veículos (para quem nao sabe, o rodízio nao é do tempo de Adao e Eva, ou seja, a sequência nao foi: Deus fez o céu, a terra, Sao Paulo e o rodízio municipal de veículos; o rodízio foi criado lá pela década de noventa do século passado, mas voltemos ao panamá), mas isso aqui é assutador.
Aqui existem mais de 1 milhao de pessoas que andam de carro, ônibus, caminhao, motos (poucas), existem poucos semáforos - e mesmo assim, em algumas situaÇoes você pode passar com o farol vermelho. E nao estou falando do horário da madrugada - e a maioria dos poucos semáforos ficam embandeirados (piscando no amarelo ou no vermelho). Além disso, todos querem ir para o mesmo lugar ao mesmo tempo e nao dao passagem, e nao tem preferêncial e nao usam seta, e nao respeitam os pedestres, e param sobre a faixa de pedestres, e o pior, buzinam. Buzinam o dia inteiro, por qualquer motivo, para qualquer pessoa, chova ou faça sol, em carnaval ou em cortejo fúnebre, e buzinam. E mais, se estiver atravessando a rua senhor pedestre e o carro buzinar, nao tente continuar no mesmo ritmo que você estava. Estou prevenindo, corra, corra o mais rápido que puder pois, se o carro e você chegarem ao mesmo tempo no mesmo ponto, você será atropelado. E imagino que o motorista dirá o seguinte quando questionado pelo guarda de trânsito: abrem-se las aspas "Jô binha de acá y elle estaba atrevessando. Jô bussinei um poquito para abisar-lo que ya quedar por arriba de elle, pero elle sy movió mui despaciadamente e Jô tuve que matar-lo." E mais, nao confie nos educados. Esses sao os piores. Eles estao trafegando com seus carros e quando percebem que você quer atravessar a rua, reduzem a velocidade para que você pense que será seguro atravessar naquele momento já que um panamenho raro resolveu respeitar você, um indefeso e quase extinto pedestre. Esses educados, quando percebem que você está no meio da rua, ou seja, a distância entre voltar para a calÇada e chegar até a outra é a mesma, eles buzinam, acelaram e quedam por arriba de tu corpo. Quando tu te percebes, estás roto, espatifado no asfalto e completamente imprestable. Acho que é isso.

6 comentários:

  1. ahahahahahahahahahah
    genial.
    mas acho que nao é pior que o Cairo, no Egito...veremos... quando eu chegar por aí, uhuuu

    beijooooooos
    Lu

    ResponderExcluir
  2. E as rádios? Falam de trânsito? Tem reportagem aérea, informações "ao vivo"? Tem câmeras com imagens do trânsito?
    Tem muitos acidentes? Vale a pena pensar em abrir uma funilaria?

    SS

    ResponderExcluir
  3. Morri de rir com os relatos das suas aventuras panamenhas! Tá mandando bem no portunhol, heim? Andréia

    ResponderExcluir
  4. aeeeeeeeeee atualiza aí marido!!!!
    sua filha chega aqui amanha.

    beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Atualizaaaaaa
    E conta a história do potinho ahshauhs

    Vamos fazer um trato?Voce atualiza o seu blog e eu comeco a escrever no meu ok? rsrss
    ;D

    ResponderExcluir
  6. Atualizaaaaaa
    E conta a história do potinho ahshauhs

    Vamos fazer um trato?Voce atualiza o seu blog e eu comeco a escrever no meu ok? rsrss

    ;D

    ResponderExcluir